SAÚDE
REDUZINDO A OBESIDADE INFANTIL
Uma pesquisa realizada com a população escolar na Alemanha determinou que beber água ajuda a reduzir em 31% o risco de obesidade em crianças.
Por BORIS RAMÍREZ
Incrivelmente simples, incrivelmente eficaz: o simples ato de fazer com que as crianças consumam água o suficiente, enquanto estão na escola, basta para reduzir em 31% o risco de obesidade nelas.
“A água pura não contém elementos adicionais, portanto pode ser favorável para se manter um peso saudável ao ser usada em substituição de outras bebidas que contém açúcar”, afirma o estudo de Rebecca Muckelbauer, Lars Libuda, Kerstin Clausen, André Michael Toschke, Thomas Reinehr e Mathilde Kersting, responsáveis pela pesquisa realizada em 32 escolas de regiões periféricas de Dortmund e Essen (Alemanha).
O objetivo destes cientistas é prevenir o sobrepeso nas crianças, um problema de saúde pública mundial, o que, em parte, se deve ao consumo excessivo de bebidas com altos conteúdos energéticos, edulcorantes entre outras substâncias que propiciam o aumento de peso. Ao contrário, beber água gera uma sensação de satisfação e saciedade, evitando que os pequenos consumam alimentos e bebidas a mais.
O universo da pesquisa ateve-se às escolas primárias, já que a instituição representa o cenário ideal para os programas de
intervenção, pelo fato de ser o local onde eles adquirem seus primeiros hábitos de consumo de alimentos e bebidas.
O PROCESSO
Após selecionar 32 escolas, os responsáveis pelo estudo realizaram uma pesquisa com 2.950 crianças, a fim de obter informações a respeito de seus consumos diário de sucos, bebidas gaseificadas e água. Os pequenos foram medidos e pesados e, após recopilação das informações, bebedouros foram instalados em 17 escolas selecionadas, a fim de se fazer com que uma parte do universo da pesquisa consumisse água e outra não tivesse nenhuma restrição no consumo de líquidos. Os alunos das escolas onde os bebedouros foram instalados receberam também informações sobre a importância do consumo de água e seus benefícios.
Para tornar a pesquisa ainda mais participativa, foram entregues a estas mesmas crianças garrafinhas para que pudessem enchê-las de água diariamente, assumindo juntamente com os professores, o compromisso de consumi-la.
Por meio de diferentes atividades, se promoveu os benefícios que o consumo de água traz à saúde. Em várias ocasiões, durante a prática destas atividades, se reforçou a atenção das crianças em relação à ingestão de água. O restante dos participantes, por outro lado, não recebeu nenhum tipo de informação ou indicação.
AS DESCOBERTAS
Após analisar os dados das crianças que participaram da experiência e que, portanto tiveram acesso aos bebedouros e às
informações, os cientistas constataram que o risco de sobrepeso havia diminuído em 31%. Nestas escolas também houve um
aumento significativo no consumo diário de água.
Por outro lado, a instalação dos bebedouros não teve nenhum efeito sobre as crianças que já apresentavam alguns quilos a mais, o que, segundo os cientistas, indica que “os que mais podem se beneficiar deste tipo de intervenção são as crianças próximas ao limite de excesso de peso”.
O estudo pretendia mostrar que uma medida tão simples como tomar água ou incluí-la na merenda escolar, ao invés de outros líquidos, ajuda as crianças a controlar o sobrepeso, responsável pelo desenvolvimento de doenças tais como diabetes, hipertensão e colesterol alto. Segundo a Organização Mundial da Saúde, tais doenças reduzem a expectativa de vida em até 10 anos.
Felizmente, segundo indica a pesquisa alemã, a solução é mais simples do que se pensava, já que nosso meio ambiente, nossa educação e o fornecimento de água potável têm demonstrado serem eficazes na prevenção do sobrepeso infantil.
O artigo publicado na revista Pediatric pode ser acessado em: www.pediatrics.org/cgi/content/full/123/4/e661)


HÁBITOS SAUDÁVEIS
A obesidade infantil, frequentemente, é proveniente de uma predisposição genética agregada de: falta de informação nutricional adequada, ingestão excessiva de alimentos de baixo valor nutritivo e baixa qualidade, ausência de atividade física,
demasiado tempo sentado em frente ao computador ou à TV.
Eis aqui alguns conselhos pra promover hábitos saudáveis junto às crianças:
• Beber água. Substituir sucos e bebidas gaseificadas por água.
• Os cereais (pão, massa, arroz), batatas e legumes devem constituir a base da alimentação, de maneira que os
carboidratos representem entre 50% e 60% das calorias da dieta.
• As gorduras não devem superar os 30% da ingestão diária e o consumo de gorduras saturadas e ácidos graxos devem
ser reduzidos.
• As proteínas (combinadas de origem animal e vegetal) devem constituir entre 10% e 15% das calorias totais.
• Aumentar a ingestão diária de frutas, verduras e hortaliças até alcançar, no mínimo 400 g/dia, ou seja, consumir no
mínimo 5 porções destes alimentos ao dia.
• Moderar o consumo de produtos ricos em açúcares simples, como guloseimas, doces e refrescos.
• Reduzir o consumo de sal, de qualquer procedência, para, no máximo, 5 g/dia, e aumentar o uso de sal iodado.
• Nunca se privar de nenhum tipo de comida.
• Envolver a família toda nas atividades relacionadas à alimentação: fazer compras, decidir o cardápio, preparar e cozinhar os alimentos juntos.
